Teoria de Ondulatória
TEORIA ONDULATÓRIA
GOIÂNIA
2012
PAULA LAISE SILVA FREITAS
TEORIA ONDULATÓRIA
Trabalho apresentado na disciplina de Teoria Ondulatória profº Acelino, como requisito para obtenção da nota parcial de N2.
GOIÂNIA
2012
1. CABO DE PAR TRANÇADO
Os cabos de par trançado vêm substituindo os cabos coaxiais desde o início da década de 90.
O nome “par trançado” é muito conveniente, pois estes cabos são constituídos justamente por 4 pares de cabos entrelaçados . Os cabos de par trançado usam um tipo de proteção mais sutil: o entrelaçamento dos cabos cria um campo eletromagnético que oferece uma razoável proteção contra interferências externas.
Além dos cabos sem blindagem conhecidos como UTP (Unshielded Twisted Pair), existem os cabos blindados conhecidos como STP (Shielded Twisted Pair). A única diferença entre eles é que os cabos blindados além de contarem com a proteção do entrelaçamento dos fios possuem uma blindagem externa (assim como os cabos coaxiais), sendo mais adequados a ambientes com fortes fontes de interferências, como grandes motores elétricos e estações de rádio que estejam muito próximas. Outras fontes menores de interferências são as lâmpadas fluorescentes, cabos elétricos quando colocados lado a lado com os cabos de rede e mesmo telefones celulares muito próximos dos cabos.
2. FIBRA ÓTICA
O que é Fibra Ótica?
A fibra ótica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro, plástico ou outro isolante elétrico (material com alta resistência ao fluxo de corrente elétrica). Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo. A tecnologia tem conquistado o mundo, sendo muito utilizada nas telecomunicações e exames médicos, como endoscopias e cirurgias corretivas de problemas visuais, entre outras aplicações possíveis.
Como Funciona?
É exatamente isto que ocorre no interior de um