Matemática financeira
Na capitalização simples o montante de juros a ser pago é calculado sempre sobre o principal emprestado. A capitalização simples caracteriza-se por calcular os juros sobre o montante inicial emprestado. Quando o problema tem mais de um período de tempo, o juro devido a cada período não é somado ao valor do principal.
Nas taxas equivalentes em capitalização simples é necessário encontrar a equivalência de taxas quando o período de capitalização informado, não corresponde ao período em que a taxa está expressa. Por exemplo:
• A taxa está expressa em dias e você quer saber qual é a taxa mensal, como no exemplo anterior.
• O banco informa a taxa mensal cobrada e a empresa quer saber a taxa diária.
• A remuneração é informada ao trimestre e você quer saber qual é a remuneração mensal.
• A corretora de valores sugere uma aplicação para 60 dias, informa a taxa para o período e você quer saber quando receberá por mês.
• A financeira afirma cobrar juros mensais e você quer saber quanto irá pagar de juros anuais.
As operações financeiras realizadas no regime de capitalização composta são as mais usuais no ambiente dos negócios. O empréstimo é realizado por determinado número de períodos e os juros de cada período vão sendo incorporados ao principal emprestado.
Se você quiser saber qual é a taxa de juros paga ao longo dos oito meses da operação financeira, será necessário calcular a taxa equivalente no período. Na capitalização composta, isso é feito por meio de operações de exponenciação e