Protozoarios
A nutrição heterotrófica estrita ocorre tanto nos zooflagelados como em alguns outros grupos, existindo várias espécies parasitárias. Nos zooflagelados, o glicogênio é o produto usual de reserva alimentar.
REPRODUÇÃO
Na maioria dos flagelados, a reprodução assexuada ocorre por fissão binária, mais comumente, esta divisão ocorre longitudinalmente. A divisão é portanto dita simetrogênica, isto é, produtora de células – filhas com imagens especulares. Nas espécies multiflageladas, os flagelos são divididos entre as células – filhas.
Naquelas espécies com poucos flagelos, o único ou os vários flagelos podem se duplicar antes da divisão celular, ou podem ser igualmente distribuídos para cada A propulsão flagelar na maioria dos mastigóforos segue essencialmente os mesmos princípios que os de uma hélice, com os flagelos sofrendo ondulações em um ou dois planos, que podem puxar ou empurrar. As oscilações ondulatórias passam da base à extremidade e conduzem o organismo na direção oposta, ou as ondulações passam da extremidade à base e puxam o organismo. A relação da estrutura flagelar com o movimento recebeu muita atenção, e o modelo dos túbulos deslizantes é, agora, amplamente aceito.
De acordo com esta teoria, os microtúbulos não alteram seu comprimento, mas pares adjacentes deslizam, um sobre o outro, fazendo com que toda a organela se flexione. O deslizamento envolve o estabelecimento de pontes cruzadas e a utilização do triforfto de adenosina, como ocorre na contração muscular.
A propulsão flagelar na maioria dos mastigóforos segue essencialmente os mesmos princípios que os de uma hélice, com os flagelos sofrendo ondulações em um ou dois planos, que podem puxar ou empurrar. As oscilações ondulatórias passam da base à extremidade e conduzem o organismo na direção oposta, ou as ondulações passam da extremidade à base e puxam o organismo. A relação da estrutura flagelar com o movimento recebeu muita atenção, e o modelo dos túbulos