A importância da água
Sabemos que se deve ingerir bastante água ao longo do dia. Mas será que temos noção da importância desta para o nosso organismo? Cerca de 70% do peso corporal é proveniente da água. O corpo utiliza-a em todas as suas células, tecidos e órgãos para regular a temperatura e manter outras funções físicas. Como vai perdendo água através da respiração, transpiração e digestão é importante hidratar o corpo bebendo líquidos e ingerindo produtos que a contenham na sua composição. A quantidade de água que necessita depende de uma variedade de fatores incluindo o clima em que vivemos, do tipo de atividade física que tem, assim como o estado de saúde.
Quando sentimos sede significa que nosso corpo já perdeu de 1% a 2% de sua água. Essa eliminação acontece pela transpiração, urina e até mesmo pela respiração.
Como o nosso corpo não tem condições de armazenar água, essa quantidade precisa ser reposta adequadamente todos os dias. A quantidade de água necessária pode variar de acordo com o clima e a atividade física, por exemplo. Mas especialistas recomendam a ingestão diária de dois litros de água para que o corpo mantenha seu pleno funcionamento.
Mas a água faz muito mais para além de saciar a sede e regular a temperatura corporal, também mantém os tecidos do corpo hidratados e em bom estado de saúde. Além disso, protege a espinha dorsal e age como um lubrificante e almofada para as articulações. Permite também ao corpo expelir desperdícios e toxinas através do suor, urina e fezes. Ajuda a combater a prisão de ventre ao amolecer as fezes.
A água também é importante para o processo digestivo. A digestão começa com a saliva (cuja base é a água), que contêm enzimas para ajudar a “quebrar” a comida e dissolver minerais e outros nutrientes. Uma digestão adequada torna os nutrientes mais acessíveis para o organismo. A água também facilita a digestão das fibras solúveis, pois permite que estas se dissolvam mais facilmente beneficiando a saúde do