Teoria de Neuman
O Modelo de Sistemas de Neuman baseia-se em dois principais componentes, que são o estresse e a reação ao mesmo, em que o indivíduo (indivíduo, grupo, família, comunidade) é constituído por um sistema aberto e dinâmico, com ciclos de entrada, processo, saída e retroalimentados contínua e organizadamente.
Ocorre interação entre indivíduo e ambiente, que se afetam um ao outro, com reciprocidade de trocas e ajustes. As influências ambientais são denominadas intra, inter e extrapessoais. As variáveis apresentadas no modelo são: fisiológicas, psicológicas, socioculturais, desenvolvimentistas, espirituais, estrutura básica e recursos de energia, linhas de resistência, linha normal de defesa, linha flexível de defesa, estressores, reação, prevenção primária, secundária e terciária, fatores interpessoal, reconstituição com o ambiente, saúde e enfermagem incluídas no processo.
Basicamente, a estrutura é formada por fatores de sobrevivência fundamentais comuns à espécie (por exemplo, manutenção da temperatura, características genéticas, entre outras, do indivíduo), dentro de um conceito de sistema aberto, com reações e respostas, retroalimentação e busca pelo equilíbrio pelo próprio sistema.
As variáveis individuais (fisiológicas, psicológicas, socioculturais, desenvolvimentistas e espirituais) agem em harmonia e com estabilidade em relação aos estressores externos e internos, e estas variáveis são entendidas pela