Preparo e padronização de NaOH
OPERAÇÕES BÁSICAS DE LABORÁTORIO
Turno: Professor:
Alunos
Experimento nº 4
Data do Experimento 06.05.2014
Data de Entrega do Relatório 08.05.2014
Título do Experimento: Preparo e padronização de solução de NaOH com Biftalato de Potássio
INTRODUÇÃO
A padronização, também chamada de fatoração, é o processo feito por comparação para determinar a concentração de uma solução (solução problema) a partir de sua reação quantitativa com uma quantidade conhecida de uma substância que é pura (padrão primário). Neste caso, após ter sua concentração determinada, a solução problema passa a ser uma solução padronizada. Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução quase obtém é uma solução padrão primária.
O NaOH é muito reativo pois reage com o CO2 do ar formando carbonato de sódio, de maneira que não podemos assegurar sua pureza. Então, a solução de NaOH de deve ser padronizado pela titulação de um padrão primário que, neste caso, se trata do biftalato de potássio. Ele é diluído em água fervida e resfriado à temperatura ambiente (eliminação de CO2 dissolvido).
A água funciona como solvente do biftalato, e a quantidade de água adicionada depende de dois fatores: deverá ser suficiente para dissolver o biftalato e baixa o suficiente para que se possa ver a mudança de cor do indicador utilizado.
OBJETIVO
Realizar a padronização de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) através de uma solução de biftalato de potássio(C8H5KO4) contendo fenolftaleína.
MATERIAIS E REAGENTES
Materias
- Béquer
- Balança
- Bastão de vidro
- Balão volumétrico
- Erlenmeyer
- Bureta
Reagentes
-