Proposta Neuman
Contexto histórico - Betty Neuman nasceu em 1924. Fez doutorado em Psicologia clínica. Seu pai elogiava o trabalho das enfermeiras, influenciando Neuman quanto à sua opção profissional. Criou o Modelo de Sistemas, que iniciou-se em 1970, como resposta à solicitação de estudantes de graduação para que fosse criado curso proporcionando visão geral dos aspectos fisiológicos, psicológicos, socioculturais e desenvolvimentistas dos seres humanos.
Teoria - Desenvolveu a teoria de Sistemas de Cuidado baseado numa estrutura de adaptação de sistemas. Basicamente, o modelo focaliza a reação do cliente ao estresse e aos fatores de reconstituição ou adaptação. Seu modelo pode ser utilizado na doença ou no bem-estar. Ele centraliza seu foco nos 3 componentes: o homem, o ambiente e o estressor.
Para ela, a enfermagem é considerada um sistema porque a sua prática contém elementos em interação, considerando o holismo, o sistema como um todo determina como se comportam as partes, tanto um conceito filosófico quanto biológico, incluindo os relacionamentos que surgem da totalidade, da liberdade dinâmica e da criatividade, à medida que o sistema responde aos estressores dos ambientes externos e internos. Este é considerado um modelo adequado, tanto para a enfermagem quanto para todas as profissões de cuidado à saúde.
Proposta Neuman - A proposta Neuman é baseada em dois pontos principais sendo eles o estresse e a reação ao mesmo. Neuman propõe que há relação entre o homem e o ambiente estressor (no caso o hospital) onde o paciente é constituído por um sistema aberto e dinâmico, com ciclos de entrada e saída desse estresse.
O modelo Neuman explica que o ser é um circulo rodeado de outros círculos. Esses outros círculos são os fatores ambientais que agem interna ou externamente no individuo fazendo assim com que haja uma constante mudança no ambiente movendo a pessoa para um estado de equilíbrio e harmonia.
Linhas de resistência são os fatores internos do indivíduo, ou