Adminstrador
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
CAMPUS DE CATALÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
GESTÃO ESTRATÉGICA E ORGANIZACIONAL
ALUNOS: AMARILDO MIKAEL BORGES
BRUNO MARQUES
HUGO LEAL
JÉSSICA BORGES
JEFERSON FELIPE DOS REIS
PEDRO VINÍCIUS PEREIRA LIMA
ANÁLISE DAS CINCO FORÇAS DE PORTER
NA EMPRESA KAUÊ MODA ÍNTIMA
CATALÃO, ABRIL/2013
1- INTRODUÇÃO
A cidade de Catalão, na região de Goiás é conhecida como um polo de confecção de moda íntima, estando hoje entre uma das maiores produtoras de peças íntimas do Brasil. Dentro deste cenário estamos analisando a empresa KAUÊ Moda Íntima fundada em 7 de Maio de 1999, na Cidade de Catalão – Goiás, em sociedade pelas irmãs Célia Pimenta e a atual proprietária hoje, Silvia pimenta Carneiro, que hoje conta com 16 funcionários, e se solidificou na confecção e produção de Lingerie. Atualmente a empresa conta 01(uma) confecção em Catalão e 02( duas) lojas sendo 01(uma) na cidade de Catalão e 01(uma) na cidade de Ipameri.
O trabalho tem como finalidade analisar as cinco forças de Porter, e verificar em qual destas forças a empresa esta concentrada e juntamente discorrer sobre as estratégias genéricas utilizadas pela mesma.
Para a realização deste trabalho fizemos uma entrevista com as proprietárias e com a responsável pela parte administrativa da Kauê, através de um questionário (ANEXO 1) avaliando de 1 a 5, sendo 1 a nota que tem menor e 5 com maior relevância sobre as 5 forças de Porter para a realização da analise estratégica utilizada pela empresa. Obtemos algumas informações no site da empresa vindo de encontro as respostas obtidas na avaliação.
Uma das três estratégias genéricas é a diferenciação, responsável pela sobressaída de uma marca sobre outra. Neste mercado específico a empresa KAUÊ Moda Íntima procura ter um produto diferenciado trabalhando focado em inovação, contando sempre com uma