Bases históricas
Pobre e sem recursos, trabalhou como técnica em recuperação de instrumentos aeronáuticos e como cozinheira em Dayton, Ohio, economizando recursos para sua sobrevivência e projeto educacional posterior. Por meio do Programa do Corpo de Cadetes-Enfermeiros, antecipou seu ingresso na enfermagem hospitalar, formando-se em 1947, desenvolvendo Mestrado em Saúde em 1966.
Em 1985, tornou-se PhD em Psicologia Clínica. Atuou em diversas funções como enfermeira em instituições hospitalares e ambientes comunitários. Em 1967, após Mestrado, assumiu cadeira no programa onde havia se formado, retornando a Ohio em 1973 para prosseguir estudos de sua Teoria de Enfermagem.
O Modelo de Sistemas de King iniciou-se em 1970, como resposta à solicitação de estudantes de graduação da Universidade da Califórnia para que fosse criado curso proporcionando visão geral dos aspectos fisiológicos, psicológicos, socioculturais e desenvolvimentistas dos seres humanos.
O modelo preconizado por Neuman tem enfoque holístico no Modelo de Sistemas que desenvolveu e apresenta forte influência de sua experiência pessoal e profissional, dentro da filosofia do ajudar cada um a viver. Para ela, a enfermagem é considerada um sistema porque a sua prática contém elementos em interação, considerando o Holismo tanto um conceito filosófico quanto biológico, incluindo os relacionamentos que surgem da totalidade, da liberdade dinâmica e da criatividade, à medida que o sistema responde aos estressores dos ambientes externos e internos.
O Modelo de Sistemas de Neuman baseia-se em dois principais componentes, que são o estresse e a reação ao mesmo, em que o indivíduo (indivíduo, grupo, família, comunidade) é