teoria de hezberg
Escrito por Jeniffer Elaina
Frederick Herzberg, autor da "Teoria dos Dois Fatores", nasceu em Lynn, Massachusetts, nos Estados Unidos, em 18 de abril de 1923 e faleceu em 19 de janeiro de 2000 em Salt Lake City, Utah. Herzberg foi psicólogo e professor de Gestão na University of Utah, e seu maior reconhecimento foi devido ao estudo realizado sobre as atitudes e motivações humanas, tendo um artigo da Harvard Business Review muito famoso sobre o assunto.
Foi uma das primeiras pessoas a investigar sobre as opiniões dos trabalhadores, resumindo todas as informações em seu livro "The Motivation to Work".
Quer dominar o Excel para gestão de empresas? Inscreva-se agora no nosso curso online!
Ideias de Frederick Herzberg
Frederick Herzberg ficou muito conhecido devido à invenção da "Teoria dos Dois Fatores" que trata da motivação e satisfação das pessoas. Alguns dos conceitos dessa teoria são:
Os fatores motivacionais são as atividades que geram um desafio e estimulam a sua satisfação diante do cargo ocupado.
A insatisfação diante do seu trabalho é gerada pelo ambiente e está diretamente ligada a fatores higiênicos.
- Fatores motivacionais
Os fatores motivacionais referem-se às tarefas e ao cargo ocupado e refletem diretamente na produtividade do trabalhador. Isso porque está diretamente relacionado com características ligadas a satisfação e ao reconhecimento profissional.
- Fatores higiênicos
Os fatores higiênicos da Teoria dos Dois Fatores são determinados pela organização e estão diretamente ligados a cultura organizacional, não estando sob controle dos funcionários. Estão relacionados ao ambiente da empresa bem como de todas as condições físicas do local de trabalho e podem incluir salários, benefícios, políticas, etc.
A expressão "higiênicos" foi escolhida para mostrar que deve ser algo totalmente prevenido em uma empresa para não gerar insatisfação dos colaboradores, ao mesmo tempo em que, quando estão de