Resumo P1 Universo
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
REVISÃO PARA A P1 – 17/04/13
- Administração Científica (Taylor, Ford)
- Teoria Clássica (Fayol)
- Teoria da Burocracia (Weber)
- Abordagem Relações Humanas (Elton Mayo)
Teorias Comportamentais (Behaviorismo)
- Hierarquia das Necessidades (Maslow)
- Teoria dos Dois Fatores (Hezberg)
- Teoria XY (McGregor)
- Teoria Estruturalista
RESUMO
Até meados do século XVIII, os itens produzidos para uso próprio ou para comercialização eram feitos de forma artesanal. A partir da Revolução industrial, difundida no início do século XIX, com o advento das máquinas a vapor e a criação das fábricas, as relações de trabalho sofreram grandes modificações.
A partir da segunda metade do séc. XIX, nos Estados Unidos, Frederick Taylor, começa a analisar a administração enquanto ciência, dando início ao período da Administração Científica. Seu foco, a organização racional do trabalho, dando ênfase às tarefas, propunha a divisão do trabalho, a especialização dos trabalhadores, incentivos financeiros a resultados, e o estudo de tempos e movimentos.
Outro nome importante durante a Administração Científica, Henry Ford, através da ênfase nos processos produtivos, criou a linha de produção, reduziu a jornada de trabalho, aumentou os salários, e definiu um ritmo de produção mais acelerado. Desta forma, produzindo carros mais baratos, permitiu uma maior acessibilidade aos mesmos, auxiliando na criação da classe média.
Neste mesmo período, porém na Europa, Fayol pesquisava a administração sob o ponto de vista das estruturas. Sua ênfase na divisão das tarefas, centralização e criação de normas criou um sistema de regras e normas administrativas, como, por exemplo, o organograma.
Também considerando a estrutura como base para administração, a Teoria Burocrática de Weber buscou a criação de um modelo de administração racional, centrada na autoridade e na normalização. Uma série de princípios foram criados, e