Lógica da matemática resumo
Professor: Edwillian Maia
Aluno: Alex Santos Da Silva Junior
Turma: 165 turno : manhã
Unidade: Unicarioca
Rio de janeiro, 27/03/2014.
I. INTRODUÇÃO
1. Lógica Formal.
Embora existam muitas definições para o campo de estudo da lógica, essas definições não diferem essencialmente umas das outras; há um certo consenso entre os autores de que a Lógica tem, por objeto de estudo, as leis gerais do pensamento, e as formas de aplicar essas leis corretamente na investigação da verdade.
2. Dedução e Indução.
Os argumentos dedutivos pretendem que suas premissas forneçam uma prova conclusiva da veracidade da conclusão. Os argumentos indutivos, por outro lado, não pretendem que suas premissas forneçam provas cabais da veracidade da conclusão, mas apenas que forneçam indicações dessa veracidade.
3. Lógica Clássica e Lógica Simbólica. em meados do século XIX, foram sendo utilizados cada vez mais símbolos de origem matemática para expressar os enunciados e raciocínios da Lógica. A Lógica apresentada dessa forma é chamada Lógica Matemática ou Lógica Simbólica, enquanto a Lógica baseada em linguagem natural é chamada Lógica Clássica.
4. Proposições e Predicados.
Proposições são enunciados ou sentenças que representam um objeto, já os predicados são proposições que representam um conjunto de objetos.
5. Princípios da Lógica.
A Lógica Formal repousa sobre três princípios fundamentais que permitem todo seu desenvolvimento posterior, e que dão validade a todos os atos do pensamento e do raciocínio. São eles:
Princípio de identidade ,principio da não contradição e principio do terceiro excluído.
II.CÁLCULO PROPOSICIONAL
1. Proposições Simples.
Em linhas gerais, uma proposição simples (ou enunciado, ou sentença), é uma declaração que exprime um pensamento com sentido completo.
2. Proposições Compostas. Conectivos.
As proposições compostas são