Introdução a Administração: Teoria de Maslow e Hezberg
Maslow apresenta a teoria da motivação, a mesma defende que o ser humano é motivado em suas ações conforme a hierarquia de atendimento de suas principais necessidades. Maslow defende que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitos antes das necessidades de nível mais alto.
1524057785Necessidades fisiológica, nesse nível estão as necessidades de alimentação (fome e sede), de sono e repouso (cansaço), de abrigo (frio ou calor), o desejo sexual etc.
Necessidades de segurança, são necessidades de segurança, estabilidade, busca de proteção contra ameaça ou privação e fuga do perigo.
Necessidades sociais, nesse nível a necessidade de associação de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e de amor.
Necessidade de estima, envolvem a autoapreciação a auto confiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de prestígio e de consideração. Incluem ainda o desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia.
Necessidades de autorealização, estão relacionadas com a realização do próprio potêncial e auto desenvolvimento contínuo.
Crítica a Maslow
A teoria de Maslow apresenta como caminho para a auto-realização, fórmula que é necessária a satisfação de níveis mais baixo como necessidade fisiológicas e de segurança para se chegar ao todo da pirâmide que seria a auto-realização.
No momento atual da sociedade pode-se conseguir alcançar o nível mais alto da pirâmide sem satisfazer a necessidades mais baixas. Uma pessoa pode ser bem realizada na função que exerce dentro de seu trabalho e não ser bem resolvida em suas questões sociais.
Em um mundo consumidor, a busca pela Estima e Auto-Realização á prioridade em frente as necessidades de níveis mais baixos.
Frederick Herzberg
Formulou a teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho.
Fatores Higiênicos: Estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas e