Teoria de finanças
* M&M com estudos sobre a irrelevância da estrutura de capital
* Com essas proposições de M&M desenvolveram diversos questionamentos teóricos sobre a influência do endividamento e da política de dividendo sobre o valor da empresa.
*De acordo com M&M, o valor de uma empresa é determinado pela sua capacidade em gerar benefícios futuros esperados de caixa e não a forma com ela se encontra financiada, é o que produz a valorização da empresa.
* Desenvolvimento de computadores e a melhoria do processamento de dados e do gerenciamento do trabalho.
3 - Teoria do Portifólio (Markowitz, seguido de Sharpe, Fama e Lintner)
* O risco de um ativo deve ser avaliado com base em sua contribuição a uma carteira e não isoladamente.
* Para diminuir riscos e aumentar meu retorno, devo obter uma carteira de ativos.Nunca devo investir todo um dinheiro em uma única empresa.Devo pulverizar meus ativos de forma eficiente.Isso irá diminuir o meu risco e melhorar meu retorno de forma mais eficiente.
4- Dinâmica das Decisões Financeiras
* Planejamento financeiro- Necessidades de expansão, desajustes futuros e rentabilidade sobre os investimentos.
* Controle Financeiro - Acompanhar e avaliar todo o desempenho financeiro.Análise e correção de desvios entre previsto e realizado.
* Administração de Ativos- Melhor estrutura dos investimentos em termos de risco e retorno.
* Administração de Passivos - Gerenciamento de composição de financiamento,definir estrutura mais adequada em termos de liquidez, redução de custos e risco.
5 - Risco da empresa associados ás decisões financeiras
Risco econômico (operacional)
É o valor de incerteza correspondente ao rendimento esperado de um determinado investimento.Relacionado às decisões de investimento, independe de como a empresa é financiada, é inerente à própria atividade (sazonalidade do mercado, tecnologia, concorrência, estrutura de custos, variação nas taxas.
Risco