Teoria de ausebel
A realidade é compreendida atreves de um filtro conceitual ou categorial, constituindo um mundo de significado do individuo.
O conteúdo cognitivo da palavra escrita ou falada vai representar um significado simplificado da realidade ou experiência do individuo, ou seja, uma mesma coisa é representada de forma divergente para os indivíduos envolvidos.
Como é insuficiente do ponto de vista cognitivo, o homem lidar de maneira isolada, recorre a categorização.
Os conceitos facilitam a aquisição de ideias abstratas na ausência do empírico-concreto que servem para categorizar ou servir de ancoragem para nova informações.
Ponto determinante: A organização simplificada da realidade que se processa mediante a aquisição de conceitos.
Quando se vê ou se ouve uma palavra surge na estrutura cognitiva os significados conotativos e denotativos.
O significado conotativo alem de refletir os valores culturais, elucidam outras experiências individuais que fazem que o significados seja diferente para cada um. É mais singular, particular.
Denotativo mais geral.
Como os conceitos são adquiridos?
Distinguem-se de duas modalidades: por formação e assimilação.
Como os conceitos adquiridos são usados? Aquisição de novos conceitos.
Categorização perceptual da experiência => aprendizagem receptiva
Solução de problemas - Categorização cognitiva=>novos conceitos relacionados, subconceitos ou proposições são adquiridos por assimilação
Percepção de novos significados dos conceitos e proposições previamente aprendidos - Aprendizagem por descoberta => operações simples de solução de problemas e tipos mais complexos de soluções de problemas.
Aspectos desenvolvimentais da aquisição de conceitos.
As mudanças na grande