O papel do professor na promoção da aprendizagem significativa.
Igor Michel Santana
Resumo: Este trabalho é uma resenha do artigo “O papel do professor na promoção da aprendizagem significativa”, de autoria de Júlio César Furtado dos Santos. O texto trata da descrição de metodologias, atitudes, que os docentes devem praticar na busca da aprendizagem significativa. Este trabalho foi orientado pela Prof. Genilson Mariano.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Ensino aprendizagem, Aluno, Professor.
INTRODUÇÃO
Júlio César Furtado dos Santos, especialista em psicopedagogia pela Universidade de Havana, Psicólogo, Pedagogo e Professor, Pró-Reitor Acadêmico da UNIABEU, RJ, Mestre em Educação pela UFRJ, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Havana.
O papel do professor na promoção da aprendizagem significativa
A promoção da aprendizagem significativa por parte do professor é tema do artigo escrito por Júlio César Furtado dos Santos, para isso, recorre-se à posturas, de teorias de David Ausebel, Lev Vygotsky. Fazendo uma breve descrição das ideias desses autores, no que se refere à busca por uma aprendizagem significativa.
O texto aborda a importância do papel do educador dentro da sala de aula, desenvolvendo uma autonomia, no processo de ensino-aprendizagem, buscando a autoestima do estudante, realizando um estudo paralelo entre o que se estuda, e o que é conhecimento do aluno, na busca de uma aprendizagem profunda. Segundo o autor somente quando o professor realmente tiver um compromisso com a sua profissão, os discentes realmente terão uma aprendizagem significativa.
CONCLUSÃO
O presente artigo faz interrogações do papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. Tal abordagem advém de questionamentos oriundos do modelo de aprendizagem, que vem sendo ensinados nos ambientes escolares. Com o óculo da concepção socioconstrutivista, temos um professor moldado por um sistema de ensino, onde o aluno aprende a