teoria de aprendizagem
Nascido em 25 de outubro de 1918, foi um grande psicólogo educacional estadunidense. Seu legado se deu até 09 de Julho de 2008.
Ele diz que “quanto mais sabemos, mais aprendemos”. Aususbel é um representante do cognitivismos e propõe um processo de aprendizagem, para ele a aprendizagem significa organização e integração do material na estrutura cognitiva. Em 1963 ele apresentou sua teoria nesse momento as idéias behaviorista predominavam. A concepção de ensino e aprendizagem de Ausubel segue na linha oposta a dos behavioristas, para ele aprender significamente é ampliar e reconfigurar idéias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.
A teoria de Ausubel leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem de acordo com ele, há dua condições para que a aprendizagem significativa aconteça : o conteúdo a ser ensinado deve ser potencialmente revelador e o estudante precisa estar disposta a relacionar o material de maneira consiste e não arbitrária.
Para que a aprendizagem aconteça significante aconteça , o autor assinala duas condições essenciais: disposição do aluno para aprender e material didático desenvolvido que deve ser sobretudo significativo para o aluno. O especialista em psicologia educacional o conhecimento prévio do aluno é a chave para aprendizagem significativa.
Existem 3 tipos de aprendizagem; cognitiva, afetiva e a psicomotora que serão citadas abaixo:
Cognitiva resulta no armazenamento organizado de informações na mente do ser que aprende, conhecido como estrutura cognitiva. A afetiva resulta em sinais interno ao indivíduo e pode ser identificada com experiências tais como: prazer e dor, satisfação ou descontentamento, alegria ou ansiedade. Algumas experiências afetivas sempre acompanham as experiência cognitivas, por tanto,