Teoria das relações humanas
Humanista
∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ ∗ Trata a organização com o grupo de pessoas. Enfatiza as pessoas. Inspirados em sistemas de psicologia. Delegação de Autoridade. Autonomia do empregado. Confiança e abertura. Ênfase nas relações entre as pessoas Confiança nas pessoas. Dinâmica grupal e interpessoal.
Ênfase
∗ É a corrente administrativa iniciada com a experiência de Hawthorne. Tinha a necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanistas da teoria clássica. Desenvolveu as ciências humanas principalmente a psicologia. ∗ Ênfase nas relações entre as pessoas.
∗ Focava em observar os grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitudes, expectativas e motivação. ∗ Através desta pesquisa implantou melhores condições de trabalho como pausas para lanches, iluminação adequada no ambiente de trabalho e a redução da jornada de trabalho.
∗ Fundador da teoria humanista Elton Mayo defende os seguintes pontos de vista: ∗ Trabalho e atividade tipicamente grupal. ∗ O operário não reage como um individuo isolado, mas como um membro de um grupo social. ∗ A tarefa base da administração é formar uma elite capaz de compreender e de se comunicar. ∗ Incompetência social.
∗ O Ser humano é motivado pela necessidade de estar junto e de ser reconhecido. ∗A civilização industrializada traz como consequência a desintegração dos grupos.
Criticas
∗ Na teoria clássica a preocupação ela somente com o administrador, com uma civilização industrial, interessados somente com o equilíbrio econômico. ∗ Surgiu então a teoria das relações humanas, entre 1927 a 1932 foi realizadas uma experiência de Hawthone, sob coordenação de Elton Mayo, que puseram em xeque os princípios postulados da teoria, foi um alerta para autocracia do sistema de Taylor.
∗ Neste período nasceu a necessidade de corrigir a tendência a desumanização do trabalho e valorizar as pessoas. ( a integração social e