Teoria das Relações Humanas
Principal autor: Elton Mayo.
Histórico do autor: Australiano, Elton Mayo nasceu no ano de 1880, e teve uma carreira bastante diversificada, chegou a freqüentar o curso de Medicina, fez pesquisas na África e foi professor na Universidade de Queensland. Entretanto alcançou notoriedade internacional, por suas experiências na fábrica Western Eletric, em Chicago (EUA), entre os anos de 1927 e 1932, contrapondo-se nelas aos princípios científicos do trabalho de Taylor. Nas suas pesquisas tinha como principal objetivo à exploração das ligações entre a motivação e o resultado final do trabalho dos empregados, concluindo nessas pesquisas que o fator humano nas organizações deveria ser recuperado presente em uma época em que a produção em massa desumanizante era mais apreciada. Elton W. Mayo acabou falecendo no ano de 1949.
Estudo realizado pelo autor: Quatro fases ( realizadas de 1924 a 1932 ):
1. Os estudos da iluminação: OBJETIVO – Conhecer o efeito da iluminação sobre o rendimento;
2. Sala de montagem de réles: OBJETIVO – Verificar sob condições monitoradas, quais os efitos das pausas para descanso e da fadiga sobre a produtividade;
3. O programa de entrevistas: OBJETIVO – Entrevistar os empregados para saber as suas opiniões com relação do trabalho, às condições de trabalho e à supervisão.
4. Sala de montagem de terminais: OBJETIVO – Estudar com maior intensidade o mecanismo de processo de pequenos grupos analisando a organização informal.
Objetivo do estudo do autor: Detectar de que modo fatores ambientais influenciava a produtividade dos trabalhadores.
Conceito da teoria: A origem da teoria das relações humanas. A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos, em consequência de conclusões surgidas das experiências de Howthorne, que foi desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração.A Teoria Clássica da Administração, tinha como