Teoria das relações humanas
Georges Elton Mayo (Adelaide, Austrália, 26/12/1880 a 1949) Foi um sociólogo, formado em Medicina, trabalhou na África e lecionou na universidade de Queensland. Estudou às múltiplas dimensões da natureza humana, Durante a Primeira Guerra Mundial, trabalhou na análise psicológica de soldados em estado de choque.
Elton Mayo é considerado o fundador do Movimento das Relações Humanas e da Sociologia Industrial. Ele escreveu vários livros onde sua analise estava voltada para os efeitos das condições físicas no trabalho sobre a produtividade, fadiga, os acidentes dentre outros.
Ele fez testes na fabrica do Western Electric, situada no bairro de Hawthorne de Chicago, contratou uma equipe de Harvard para conduzir experimentos relacionando produtividade e condições físicas de trabalho.
Mas claro que esta analise não era em prol do funcionário e sim, com base sempre do aumento da produtividade acredito. Começou a ser pesquisado também como as boas praticas de chefia podem influenciar na produção. Pode-se perceber que se devem analisar as limitações dos funcionários, onde assim se consegue ter um ambiente de trabalho com comunicação, composta de chefes simpáticos, democráticos e persuasivo.
Além de Mayo, outros teóricos ganharam destaque na Escola das Relações Humanas: Neidimir di Oliveira.
Mary Parker Follet; foi uma das precursoras ao analisar os padrões de comportamento e a importância das relações individuais.
Bernard; criou a Teoria da Cooperação, e foi um dos primeiros a ver o homem como um ser social, dentro do ambiente de trabalho, claro que através destas analises surgiram vários estudos importantes, como: o estudo da motivação e satisfação no trabalho, à dinâmica em grupo, a formação da liderança democrática e também o estudo sobre as comunicações.
Ruti Elisa da Costa Sutelo graduando em Administração. Resenha apresentada à disciplina TGA I – 4.3,