Teoria das Relações Humanas - resumo
Ênfase nas Pessoas – Elton Mayo homem social
Abordagem Humanística da Administração
Ênfase nas pessoas que trabalham ou participam nas organizações. Ela ocorre com o aparecimento da Teoria das Relações Humanas, nos EUA, a partir da década de 30. Surgiu graças ao desenvolvimento das ciências sociais, notadamente a Psicologia e, em particular, a Psicologia do Trabalho. Esta passou por 2 etapas em seu desenvolvimento:
a) Análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho. O objetivo da Psicologia do Trabalho – ou Psicologia Industrial – era a análise das características humanas que cada tarefa exige do seu executante e a seleção cientifica dos empregados baseada nessas características através de testes psicológicos.
b) Adaptação do trabalho ao trabalhador. Nesta etapa, a Psicologia Industrial está voltada para os aspectos individuais e sociais do trabalho, que predominam sobre os aspectos produtivos.
Teoria das Relações Humanas A Teoria das Relações Humanas (ou escola Humanística da Administração) surgiu nos EUA, como conseqüência das conclusões da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração. Assim, a Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir a tendência à desumanização do trabalho com a aplicação de métodos científicos e precisos.
Origem da Teoria das Relações Humanas
a) A necessidade de se humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica.
b) O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia. As ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.
c) A idéia da filosofia pragmática do John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram fundamentais para o Humanismo da Administração.
d) As conclusões da Experiência de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, sob coordenação de