METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
A ciência busca resposta, é a investigação metódica, organizada, da realidade para descobrir a essência dos seres e dos fenômenos e as leis que os regem com o fim de aproveitar as propriedades das coisas e dos processos naturais em benefício do homem.
As respostas resultam em novos conhecimentos. Para chegar a esta etapa o cientista precisa passar por outras duas: refletir sobre o fenômeno estudado e saber com ele acontece, pra finalmente, explicar como ele.
Ciência não é algo que se faça de qualquer maneira, é preciso seguir métodos.
Os métodos científicos são: indutivo, dedutivo, experimental, fenomenológico, entre outros. Esses métodos são as bases lógicas da investigação científica.
Método indutivo: Parte de premissas dos fatos observados para chegar a uma conclusão que contém informações sobre fatos ou situações não observadas.
Método dedutivo: É a forma de raciocínio que parte de uma proposição geral para verificar seu valor por meio de dados particulares. Um raciocínio hipotético-dedutivo.
Método experimental: Um procedimento central da pesquisa com dados criados pelo qual o pesquisador atua sobre um ou vários fatores ou variáveis da situação em estudo com o objetivo de observar e eventualmente medir mudanças que daí resultam.
Método fenomenológico: Enfoca o fenômeno, entendido como o que se manifesta em seus modos de aparecer, olhando-o em sua totalidade, de maneira direta, sem intervenção de conceitos prévios que o definam e sem basear-se em um quadro teórico prévio que o enquadre as explicações sobre o visto.
Cada um desses métodos tem procedimentos metodológicos próprios. Não podendo confundir método com metodologia. Atribuímos a metodologia um interesse voltado à teoria, ou parte teórica da produção cientifica, deixando a questão empírica para outras disciplinas chamadas de métodos e técnicas, dedicadas as técnicas de coleta de dados e mensuração d variáveis.
Como o pesquisador define os