o problema do inatismo e empirismo
SOLUÇÕES FILOSÓFICAS
INTRODUÇÃO
Epistemologia é o estudo do conhecimento científico, ou seja, estudo dos mecanismos que permitem o conhecimento de determinada ciência.
Poderíamos dizer que epistemologia é o conhecimento do conhecimento científico.
O problema do conhecimento surge com a necessidade do homem de explicar o mundo e tudo o que o rodeia.
Desde as origens da filosofia o problema do conhecimento sempre ocupou a maioria dos filósofos.
O tema já era tratado pelos pensadores pré-socráticos, os quais se dividiam entre racionalistas e empiristas, dependendo da maneira como abordavam o assunto.
O racionalismo e o empirismo representam visões opostas na maneira de explicar como o homem adquire conhecimentos.
A classificação em correntes de pensamento, evidentemente, foi realizada pelos pensadores posteriores, já que nem os gregos ou os medievais tinham clara a separação entre as duas tendências.
Avançando mais no tempo, encontramos a filosofia de Platão (427 a. C.- 347 a. C.), cujo pensamento é classificado como racionalista.
O grande filósofo, afirmava que para chegar à verdade era preciso ultrapassar os dados da experiência, falhos e mutáveis, e alcançar o mundo da Idéias, princípios eternos e perfeitos.
Platão afirmava que antes de viver neste mundo as almas humanas habitavam o mundo das Idéias e ali conheciam o Bem, o Belo, as Proporções e muitas outras coisas. Ao nascerem em corpos humanos, as almas esqueciam o que haviam vislumbrado neste mundo superior.
Somente através de um, conjunto de práticas e disciplinas caracterizadas pela austeridade e autocontrole do corpo e do espírito, que acompanham e fortalecem a especulação teórica em busca da verdade e da atividade filosófica é que as Idéias poderiam ser relembradas.
Aristóteles (384 a.C.-322 a. C) discípulo de Platão tinha uma posição diferente de seu mestre. Defendia que a observação era a atividade básica para poder entender o mundo.
Em