metodologia em pesquisa científica
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DISCIPLINA: Metodologia em Pesquisa Científica PROFESSOR: Dr. Marcos Azeredo Acadêmico: Marinalva Leite do Nascimento
O que é pesquisa?
O presente estudo tem como finalidade conceituar o elemento “Pesquisa”. A identificação deste verbete no cenário linguístico tem a perpetuar a fundo todos os preceitos referentes a ele. A própria etimologia da palavra atribui-se que pesquisa vem do latim “perquirere”, “buscar com afinco”, de per-, intensificativo, mais quaerere, “indagar”, de quaestio, “busca, procura, problema”. Conforme a definição, a busca incessante de um determinado tema, o estudo, a investigação e todos os relatos que possam identificar a presente palavra vêm intensificar a intenção de que para que ocorra o desenvolvimento de um bom estudo a pesquisa é peça fundamental para o feito.
Segundo Tozoni-Reis (2009) a compreensão do ato de pesquisar passa por um processo de produção de conhecimentos e para que isto ocorra é necessário que haja uma captação de uma determinada realidade, sendo assim pode se verificar que estes atos ajudam na interpretação e intensificação de objetos de estudo.
E ainda, conforme Minayo (1998) citado por Tozoni-Reis (2009, p.8)
Entendemos como pesquisa a atividade básica da Ciência na sua indagação e construção da realidade. É a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente à realidade do mundo. Portanto, embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula o pensamento e ação, ou seja, nada pode ser intelectualmente um problema, se não tiver, em primeiro lugar, um problema da vida prática.
Analisando os diversos conceitos, observa-se que as regras são praticamente as mesmas, para que haja o conhecimento, primeiramente a pesquisa traçará a linha de aquisição dos dados perpetuando desta forma uma transmissão da realidade do meio ao processo de aprendizagem.
OLFORD WALTERS