case de fisica ii
André Luís Pacheco Carneiro
José Victor Sousa Santos
José Elionardo Nogueira Fontes Filho
Ivar Ribeiro Ortegal Junior
João Luís Oliveira
Murilo Silva Moura Junior
Samuel Filgueiras Rodrigues
1- DESCRIÇÃO DO CASO
A partir de 1950, o consumo de água em todo o mundo, triplicou. O consumo médio de água por habitante foi ampliado em cerca de 50%. Para cada mil litros de água utilizados pelo homem representam dez mil litros de água poluída (ONU 1993).
A agua é um dos recursos mais utilizados nas construções civis, e um dos mais desperdiçados, segundo o GBC ( Green Building Council Brasil), o setor de construção civil é responsável pelo consumo de 21% de toda aa agua tratada do planeta. Sendo que o planeta vive uma crise entorno da agua, criando sempre medidas sustentáveis para diminuir o desperdício desse recurso, para que em um futuro próximo ela não venha acabar.
De acordo com essa temática foi proposto à nós alunos de engenharia civil da UNDB fazer um memorial de cálculo do sistema de fornecimento de água do laboratório começando pelos reservatórios até as tubulações de alimentações vendo os compartimentos e os equipamentos disponíveis deste prédio utilizando a norma NBR 5626 para adequação da obra.
2- ANALISE DO CASO:
O crescimento na demanda de construções civis devido à crescente da população mundial e a necessidade da procura do novo e moderno, gera uma necessidade de otimizar a produção para diminuir os gastos e aumentar a velocidade de execução gerando um maior lucro para as pessoas envolvidas nas obras. Nessa perspectiva os responsáveis pela construção visam o lucro em vez da parte sustentável da obra ,não procurando soluções que minimizem o desperdício de água nesse local.
Segundo a ONU apenas um quarto da humanidade terá água para as suas necessidades mínimas em