Case
1 INTRODUÇÃO
A Instituição de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB, gasta mensalmente um valor muito alto com o consumo de energia. Grande parte desse consumo se dar pelos condicionadores de ar, que consomem muita energia para deixa o ambiente interno das salas agradável.
Para isso será proposto uma solução para esse problema. Será desenvolvido um telhado com um isolamento térmico que diminua a quantidade de calor transferida do meio externo para o interno.
O isolante térmico é um material ou estrutura que dificulta a dissipação de calor, estabelecendo uma barreira à passagem do calor entre dois meios que naturalmente tenderiam rapidamente a igualarem suas temperaturas (CALLISTER,2011).
A comprovação da eficácia do telhado será provada através da realização de calculo de transferência de calor.
2 ANALISE E DESCRIÇÃO DOS FATOS EM ESTUDO
São Luís, capital do estado do Maranhão é uma cidade que está localizada próximo da linha do equador, sendo assim, esta recebe intensos raios (ondas eletromagnéticas de calor) provenientes do sol, principalmente durante os meses de julho a dezembro e não descartando os outros meses onde a frequência de pancadas de chuvas não é regular, tendo meses em que chove menos que outros. A instituição de Ensino Superior UNDB que está localizada nesta cidade, sofre também as consequências de desconforto térmico em virtude da elevada quantidade e intensidade destes raios. Para amenizar este desconforto, esta unidade de ensino tem elevados consumo de energia com uso de ar-condicionado.
Para resolver este impasse, o professor da disciplina de Física II, Samuel Filgueiras, propôs a nós, estudantes de engenharia desta instituição de ensino, mostrar soluções viáveis economicamente para amenizar os impactos de