WEBAULA 1 Origem Do Banco De Dados
Origem do Banco de Dados
Sou o professor Roberto Yukio Nishimura, especialista em Administração da Engenharia de Software.
Aqui na unidade I vamos tratar da origem do banco de dados e das ferramentas CASE específicas para modelagem de dados. O princípio do processamento de dados
Os primeiros computadores trabalhavam com o processamento de dados seguindo um conceito clássico que permanece até os dias de hoje.
ENTRADA DE DADOS
+
PROCESSAMENTO
=
SAÍDA DE DADOS
Entrada de dados era composta basicamente apenas por números, que poderiam representar valores a serem somados ou acumulados, quantidades de que eram totalizadas ou cálculos matemáticos com maior rapidez.
Processamento era o programa que o computador executava, no princípio eram instruções pré-determinadas e codificadas eletronicamente durante a construção do computador, sem a possibilidade de trocar a programação.
Uma das grandes evoluções neste momento foi a possibilidade de trocar a programação do computador, que era feita mediante a troca do programa que ficava residente em placas de circuitos eletrônicos.
Estas trocas só eram possíveis de serem realizadas pelos próprios cientistas que construíam e operavam estes equipamentos.
Somente com a evolução do conceito de Sistema Operacional é que os computadores puderam ser preparados para receber uma programação mais flexível e que podia ser escrita em uma linguagem de baixo nível e que permitia a sua codificação por pessoas treinadas e preparadas pelos cientistas.
Saída de dados era sem dúvida alguma, uma das maiores dificuldades pois não existiam monitores, discos rígidos, pendrives, disquetes ou impressoras laser.
No princípio a saída de dados era demonstrada por luzes que acendiam e apagavam em um determinado painel, onde cada luz em sua posição representava um valor específico e esta combinação era o resultado do processamento de dados.
Evolução
A evolução caminhava velozmente a passos inimagináveis. Sugiram os cartões perfurados, teclados,