Teoria classica e teoria das relações humanas - resumo
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA E TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
SÃO PAULO
2013
TÉCNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR – 1° SEMESTRE
COMEX – 1° A SALA 605 PRÉDIO D
SÃO PAULO
2013
TÉCNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR – 1° SEMESTRE
COMEX – 1° A SALA 605 PRÉDIO D
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA E TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Trabalho de Teoria da Administração apresentado, do primeiro semestre de Tecnologia em Comércio Exterior.
SÃO PAULO
2013
Quais fatores devem ser alterados para evoluirmos da Teoria Clássica para a Teoria de Relações Humanas?
Para evoluirmos da teoria clássica para a teoria de R.H devemos levar em conta as diferentes formas de pensamentos, uma das primeiras características é que a Teoria de R.H é voltada para as pessoas, o ser humano não é enxergado como “maquina” e sim como colaborador da empresa e peça importante no desenvolver dos processos.
O conceito organizacional da Teoria Clássica é voltado para a hierarquia, no qual a informação demora para chegar no receptor pelo fato de passar por diversas pessoas podendo causar falta de informação ou até mesmo erros de interpretação, na Teoria de R.H os colaboradores são mais próximos tendo cargos e papéis interligados dentro da empresa, facilitando a comunicação.
Temos como autores da teoria clássica Fayol, Taylor, Ford entre outros que valorizavam apenas o lucro e produtividade, diferentemente da Teoria de R.H que buscava o bem estar do individuo na empresa criando um novo modelo de Administração focado no capital humano, dentre desta teoria estão Maslow (pirâmide de Maslow) e Mayo. A importância da convivência do individuo com um grupo também é um fator crucial para a teoria evolução da teoria clássica,.
Na teoria de R.H diferente da teoria clássica há incentivos como: premiações por atingir metas, participação nos lucros, folgas entre outros incentivos.
A preocupação com o ambiente de trabalho e nas