Estatística e propabilidade
Dados Brutos Quando fazemos n observações diretas em um fenômeno coletivo ou observamos as respostas a uma pergunta em uma coleção de n questionários, obtemos uma seqüência de n valores numéricos. Tal seqüência é denominada dados brutos. Podemos então afirmar que os dados brutos é uma seqüência de valores numéricos não organizados, obtidos diretamente da observação de um fenômeno coletivo.
Rol
Quando ordenamos na forma crescente ou decrescente, os dados brutos passam a se chamar Rol.
Exemplo: No final do ano letivo, um aluno obteve as seguintes notas bimestrais em Matemática: 4; 8; 7,5; 6,5. (Dados Brutos) 4; 6,5; 7,5; 8 (Rol)
Apresentação de Dados Estatísticos Quando lidamos com poucos valores numéricos, o trabalho estatístico fica sensivelmente reduzido. No entanto, normalmente teremos que trabalhar com grande quantidade de dados. Um dos objetivos da Estatística Descritiva neste caso, é obter uma significativa redução na quantidade de dados com os quais devemos operar diretamente. Isto pode ser conseguido modificando-se a forma de apresentação destes dados. Suponha que observamos as notas de 30 alunos em uma prova e obtivemos os seguintes valores: 3,5; 5; 4,5; 4; 4,5; 5; 3,5; 4; 5 2; 3; 4,5; 3,5; 4; 4,5; 3; 4; 4; 3 (1) 3,5; 3,5; 3,5; 4; 4; 3; 4; 4; 5; 3 Se entendermos como freqüência simples de um elemento o número de vezes que este elemento figura no conjunto de dados, podemos reduzir significativamente o