Teoria das relações humana - resumo
Teoria Geral da Administração
Faculdade Helio Rocha
Administração – 1ª semestre
Professor: Gervazio Filho
Aluno: Diógenes Mota
Teoria das Relações Humanas
Origem: Com a morte de Taylor em 1915, começaram as primeiras discordâncias perante a teoria clássica, com o mal rendimento das industrias americanas com o passar dos anos, a teoria clássica foi perdendo a hegemonia, estourando com o crack de 1929. Com tantas empresas falidas, qualquer pensamento a ser seguido era tido como uma solução para os problemas, o desespero contagiava a todos. Em meio a crise Mayo fazia experiências em Hawthorne com ênfase nas relações humanas, com os resultados obtidos foi fundamentada a Teoria das Relações Humanas.
Abordagem: A abordagem humanista propõe que a ênfase colocada nos métodos de trabalho e na organização formal e os princípios da administração cedam lugar para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais. A Teoria das Relações Humanas batia de frente com os métodos clássicos de trabalho. O contrário do homo economicus que dizia que o homem era motivado dentro de uma organização apenas pela recompensa financeira, o homo social que ganhou espaço com a TRH dizia que o homem é motivado principalmente pela necessidade de reconhecimento, de participação e de aprovação social nas atividades dos grupos sociais e organizações onde trabalha e vive.
Experiência de Hawthorne: Os resultados obtidos nessa experiência foi imprescindível para o sucesso da TRH. Mayo com uma equipe de pesquisadores reuniu os trabalhadores de uma empresa e começou a fazer testes com esses trabalhadores em diferentes graus de luminosidade, perceberam que o fator psicológico afetava a produtividade, essa foi a 1ª fase de experimentação.
Na 2ª fase mudaram o local de trabalho, estabeleceram pequenos intervalos, serviam lanches e perceberam que o trabalhador produzia mais por se sentir mais satisfeito.
Na 3ª fase houve uma serie de entrevistas