Resumo teoria das relações humanas
Os princípios da teoria das Relações Humanas são: A necessidade de ser humanizar e democratizar a administração, o desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, as ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin, e as conclusões da experiência de Hawthorne.
A experiência de Hawthorne visava uma política pessoal que valorizava o bem estar dos operários, através de salários satisfatórios e boas condições de trabalho, a mesma era formada por três fases.
A primeira experiência Hawthorne se baseia na analise de dois grupos de operários que faziam mesmo trabalho em condições idênticas porem com iluminação diferente, um trabalhava sob intensidade de luz variável enquanto o outro tinha intensidade constante. Foi verificada a existência e uma variável, denominada fator psicológico: os operários trabalhavam de acordo com suas suposições pessoais, ou seja, se achavam obrigados a produzir mais de acordo com a intensidade de luz. Através desta experiência se constatou a influencia do fator psicólogo sobre o fator físico.
Na segunda fase foi criado um grupo de observação: com cinco moças exposta a boas condições de trabalho, orientadas a trabalhar dentro do normal e ficar à vontade no trabalho. Novamente foi observada uma relação entre as condições de trabalho e o fator psicológico.
Através da terceira experiência de Hawthorne iniciou–se o Programa de Entrevistas para melhor compreensão da visão dos funcionários sobre a empresa, a experiência foi bem recebida por ambas às partes e gerou resultados positivos como a existência da organização informal. Com a organização informal os operários se mantêm unidos através de laços de lealdade. Guando o operário pretende também ser leal à empresa, essa lealdade dividida