Teoria das perspectivas em negociação
TEORIA
DA
PERSPECTIVA
MATÉRIA: Tópicos Avançados em Negociação
PROFESSOR: Uriel Magalhães
ALUNO: Leandro Rodrigues Najan Jaroszewski
Matrícula: 11210029-3
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..............................................................................03 2. A TEORIA DA PERSPECTIVA NA ECONOMIA..........................03 e 04 3. TEORIAS RACIONAIS DE DECISÃO SOB RISCO........................04 e 05 4. TEORIA DA PERSPECTIVA......................................................05 e 06 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................07
INTRODUÇÃO
Embora o conjunto de influências da psicologia sobre a economia seja heterogêneo, em geral o reconhecemos pelo nome de economia comportamental. Dentro deste conjunto encontramos a teoria da perspectiva, formulada a partir da década de 1970 por Kahneman e Tversky. As pesquisas e discussões que nutriram a teoria da perspectiva tiveram início na década de 1950. Naquela década Maurice Allais delineou uma teoria da escolha sob incerteza baseada na psicologia, Ward Edwards introduziu a tomada de decisão como um tópico de pesquisa para os psicólogos, e Herbert Simon deu grande fôlego à noção de racionalidade limitada. Um dos desdobramentos de tais iniciativas foi a pesquisa em psicologia cognitiva. A psicologia cognitiva tomou impulso com os resultados de pesquisa de Daniel Kahneman e Amos Tversky publicados em periódicos de psicologia a partir de 1971. Em 1974 eles publicaram um artigo na revista Science com o título "Judgment under uncertainty" (Tversky & Kahneman, 1974).
Utilizando o resultado de diversos experimentos, eles afirmam que as pessoas utilizam um número limitado de heurísticas para reduzir a complexidade de determinar probabilidades e prever resultados ao tomarem suas decisões. Este estudo foi um trabalho de natureza mais ampla sobre os processos cognitivos e não voltado especificamente para a economia.