Importância da leitura
A compreensão de textos filosóficos e científicos é um obstáculo para pessoas acostumadas com textos literários, cujos revelam um raciocínio seqüencial que aceita o desenvolvimento da imaginação. Textos de pesquisa são baseados em dados para terem fundamentos, e caso o leitor desconheça os fatos utilizados a leitura fica infértil e a compreensão limitada.
1. MÉTODOS FACILITADORES
Existem alguns métodos facilitadores para a leitura de textos considerados difíceis, como seguem:
2.1 LIMITAÇÃO DE UNIDADE DE LEITURA: ler um capítulo de cada vez é uma forma que facilita a compreensão. Assim é possível analisar o texto em partes e ao final o leitor consegue uma visão global do assunto.
2.2 ANÁLISE DO TEXTO: inicialmente é indicado começar com uma leitura integral, rápida e atenta, para conhecer o assunto. É também o momento de observar e elencar os pontos que podem gerar dúvidas, o vocabulário e fatos históricos.
2.3 ANÁLISE TEMÁTICA: objetiva a compreensão da mensagem e do raciocínio do autor. Esta é a hora dos questionamentos e de descobrir o problema que está sendo discutido. Esta análise é a base para resumos e/ou sínteses de textos. Importante salientar que resumo é a sínteses das ideais e não simplesmente a redução dos parágrafos.
2.4 ANÁLISE INTERPRETATIVA: o objetivo é a compreensão profunda, o entendimento do texto. Organizar as idéias expostas em cada unidade com a posição geral do texto, buscando o relacionamento lógico. É também onde ocorre a crítica, que é a opinião do leitor baseada em uma avaliação do texto.
2.5 PROBLEMATIZAÇÃO: fase em que ocorre o levantamento dos pontos de discussão do texto que são relevantes para a reflexão pessoal.
2.6 SÍNTESE PESSOAL: é a reflexão resultante da análise interpretativa do texto. O leitor aqui é conduzido a uma elaboração pessoal baseada no desenvolvimento das idéias ocorridas baseadas nas idéias