Projeto de terraplanagem
CÁLCULO DE ÁREAS E VOLUMES
RESUMO
As rodovias são construções que demandam um enorme volume de recursos para serem executadas. Dentre todos os fatores que englobam a obra, movimentação de terra é a mais pesada quando se fala em orçamento. Os equipamentos e maquinários necessários para a execução destes serviços são de alto custo de manutenção e operação, sendo necessário portanto um planejamento minucioso nesta etapa para manter a viabilidade do projeto.
Palavras-Chave: Terraplenagem; Cálculo de áreas; Cálculo de volumes; Compensação de volume.
INTRODUÇÃO
O terreno como encontrado na natureza é intrafegável por vários motivos; é irregular, tem obstáculos da natureza como aclive, declive, rios, florestas, e às vezes não tem capacidade de suportar cargas de trafego de veículos. Para construir uma estrada de boas condições de trafegabilidade, às vezes e sempre e necessário substituir a superfície natural do solo para atingir a segurança, conforto e o desempenho dos veículos que vão ou irão ali trafegar. Ao conjunto destas operações damos o nome de terraplenagem como: - Desmatamento e limpeza do perímetro onde a estrada será construída. - Destocamento e raspagem da vegetação superficial. - Escavação do solo que se encontra acima da cota de projeto. - Transporte do material escavado. - Compactação dos aterros. - Conformação da plataforma e dos taludes. - Aberturas de valas para serviços de drenagem. - Aberturas de cavas para fundações de obras civis.
Na construção de uma estrada o custo maior é: - Escavação, (em m3) - Transporte, (em km/m3) - Compactação (em m3 pronto).
O custo de terraplenagem é freqüentemente relevante ao custo total. É fundamental o engenheiro organizar e conhecer o material escavado nos cortes, com o intuito de organizar a