Teoria das Organizações
Teoria Matemática (conhecida como teoria quantitativa)
● Contexto histórico econômico1950 – pós guerraCiências desenvolvidas: Pesquisa Operacional, Logística, Sistemas de Informação (STI), estratégias para tomada de decisão, ascensão da mulher no mercado de trabalho, fundação de multinacionais.Na questão das multinacionais, não se pode deixar de destacar o exemplo da Coca Cola. A Coca Cola instalou pequenas fabricas em diversas áreas para atender os soldados. Após o termino da guerra, estas empresas continuaram se desenvolvendo e hoje é uma marca conhecida mundialmente, devido o grande ganho de território que conquistou.
● ContribuiçãoA grande contribuição foi que, todos os estudos e pesquisas desenvolvidas durante a guerra e as ferramentas detectadas, foram levadas e aplicadas nas organizações.
● CriticaPor ser extremamente racional, acaba se esquecendo do lado humano e as empresas são formadas por humanos.
Teoria Sistemas
● Contexto histórico econômico1950-1960 – pós guerraAlém do pós guerra há um ponto crucial: a Teoria Geral Sistemas (alemão).Ciências especializadas, entretanto são tão profundas que elas não se comunicam e olhando para a natureza é preciso ter união, pois nada está no vácuo, uma depende da outra. Portanto, afirmou e expos a importância de levar esses pensamento para a administração.
● ContribuiçãoA teoria de sistemas deixou 3 principais premissas. Sendo elas:→Sistemas são abertos: o sistema se comunica com o meio externo (Stake Holders), caso não ocorra essa comunicação e interação, o sistema morre.→ Sistema formado por subsistemas interdependentes: podemos exemplificar com o corpo humano. Existe o corpo, o sistema circulatório, nervoso, respiratório e todos estes são subsistemas. Caso um deles pare de funcionar, o corpo adoece. Levando isto para a empresa, se um determinado setor não funcionar bem, a empresa inteira será afetada.→ O sistema depende da sua estrutura: Usando ainda o exemplo do corpo humano, o corpo tem