Teoria das organizações
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA
ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
Professora: Lucilene
Aluna: Thamires Ohana Araújo de Carvalho Marcelino - Mat: 112150346
Campina Grande, 04 de agosto de 2014.
1. INTRODUÇÃO
De acordo com o texto “Rede Marriott moderniza hotéis para agregar geração Y” pôde-se fazer uma ponte com os assuntos abordados em sala de aula, observando que os aspectos que caracterizam a rede de hotéis citada, encaixam-se no perfil da Teoria Socio-tecnica.
2. DESENVOLVIMENTO Segundo a Teoria Sócio-técnica alguns autores defendem que, em administração, a organização é um sistema aberto que deve se adaptar ao meio ambiente. Ligando tal conceito ao exposto no texto “Rede Marriott moderniza hotéis para agregar geração Y”, pode-se perceber sua veracidade. A rede de hotéis Marriott, visando a melhoria e acessibilidade dos seus serviços, vem se modernizando, moldando-se de acordo com a demanda da chamada geração Y ou geração do milênio, a qual engloba jovens com idade entre 18 e 33 anos.
Bill Marriott, presidente do conselho de administração da rede hoteleira que carrega seu sobrenome, encaixa-se perfeitamente no conceito de homem organizacional. Mostra-se flexível, capaz de adiar recompensas e com desejo permanente de realização. Ainda sobre o homem organizacional, Bill demonstra ser um indivíduo habilitado às mudanças rápidas e contínuas, o que pode ser percebido pelo fato das mudanças constantes em sua rede de hotelaria. De acordo com explicitado no texto citado outrora, Bill Marriott acompanha ativamente, pelas redes sociais e pesquisas de campo, os comentários, reclamações e sugestões dos clientes que utilizam seus serviços. Adiante disso, procura adotar as sugestões mais viáveis e com contribuição significativa para a