Teoria das necessidades de Maslow
Acadêmico: Joabe Almeida Rios
Disciplina: Hierarquia das Necessidades Humanas
Curso: Gestão Pública
A teoria das necessidades
É verdade que para o ser humano sentir-se realizado e satisfeito com algo, é preciso motivação para alcançar tal objetivo. A teoria das necessidades de Maslow mostra a importância de seguirmos a escala da pirâmide para atingir nos objetivos.
É importante ressaltar que não necessariamente a escala começa do menor para o maior, certamente é verdade que o ser humano não vive sem dizer que só terá motivação para alcançar seus sonhos e desejos quando as necessidades fisiológicas e de segurança estiverem realizadas. O homem precisa passar por dificuldades e perigo para poder enxergar muitas vezes, a importância da auto-realização e estima.
Para alcançar essas necessidades é preciso motivação dia após dia para que se mantenham inabaláveis. Então para isso a motivação tem que ser constante, sabendo que o que se come hoje, amanhã também será necessário. O ser humano depende diariamente de motivação e desempenho para manter todas essas necessidades descritas por Maslow ativas.
A realização profissional e alta estima são peças fundamentais para um ótimo desempenho nas funções dentro e fora de uma organização. No meu ponto de vista, todas essas necessidades, são importantes sim, mais não necessariamente na ordem descrita.
O ambiente de trabalho quando bem arejado, limpo, organizado, com chefes e subordinados trabalhando juntos nas tomadas de decisões e projetos da empresa para alcançar os objetivos e metas, faz com que, qualquer pessoa se sinta realizado, com alta estima elevada, seguro, socialmente bem relacionado e com isso a vontade da busca diária para realizar as necessidades fisiológicas.
O comportamento organizacional e o relacionamento interpessoal são fundamentais para o crescimento profissional e pessoal do ser humano.
Para que a motivação não se abale é necessário traçar metas