Teoria das necessidades de Maslow
Teoria das necessidades de Maslow
Professor: Alexandre Garcia
Aline Rolin
Caroline Borges
Franciele
Muriel Cardoso
João Cleber Amaro
Rosangela
Cachoeirinha 16 de junho de 2010.
A Hierarquia das Necessidades de Maslow.
Abraham Maslow foi um psicólogo comportamental, nasceu em Brooklyn, licenciou-se em Wisconsin e doutorou-se na Universidade de Columbia, onde também trabalhou no departamento de investigação. No jardim Zoológico de Bronx, estudou o comportamento dos primatas. Em 1951 lecionava Psicologia Social na Universidade de Brandeis. Maslow ficou conhecido pelo desenvolvimento da Teoria da Motivação Humana.
Diante do estudo abordado por Maslow ele sugeriu que o comportamento humano pode ser explicado pelas necessidades e desejos que os seres humanos demonstram em seu dia a dia, quando uma necessidade em particular se torna ativa, ela pode ser considerada um estímulo para ação e impulsionadora para as atividades do individuo. Assim essa necessidade determina o que passa a ser importante para o individuo e molda seu comportamento como tal, na teoria de Maslow, as necessidades se constituem em fontes de motivação. O comportamento motivado pode ser encarado como uma ação em que o individuo se obriga a tomar para aliviar a tensão, gerada pela necessidade ou desejo.
O comportamento humano é explicado por Maslow através de cinco níveis de necessidades, sendo elas dispostas em ordem hierárquica, desde a mais primaria e imatura até as mais civilizadas e maduras.
Na base da pirâmide estão às necessidades mais primitivas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais refinadas (as necessidades de auto-realização), cada uma delas com o seguinte significado:
Necessidades Fisiológicas: Constituem o nível mais baixo de todas as necessidades humanas, mas de vital importância, neste nível estão às necessidades de alimentação, repouso, abrigo,