Teoria Das Janelas Quebradas
Turma 202 E
Direito Noturno
Prof º Thiago Fiorenza de Souza
Criminologia
Tema : “ Análise Crítico sobre a Teoria das Janelas Quebradas “
TEORIA DAS JANELAS QUEBRADAS
1.1 CONCEITO
A Teoria das Janelas Quebradas foi divulgada em l982, na revista norte-americana
The Atlantic Monthly, intitulado “Making neighborhoods Safe”, de autoria do cientista político James Q. Wilson em parceria com o psicólogo criminologista
George Kelling. Mas, o primeiro estudioso a fazer experimentos, segundo James
Wilson, foi Philip Zimbardo em l969, experimento este, que consistia em deixar dois automóveis idênticos,novos e sem placas, estacionados , ficando, um numa rua do Bronx/New York, bairro pobre e desorganizado e o outro em um bairro Sossegado de classe média alta e todo organizado em Polo Alto\Califórnia.Em poucas horas o automóvel que estava no bairro pobre ele foi depredado , foi saqueado , e roubaram todas as peças, e o que não pode ser roubado , foi destruído.
Já o automóvel que estava no bairro de classe média alta continuava intáquito por duas semanas, até que Zimbardo quebrou algumas janelas e outras partes do veículo. A partir daí, em poucas horas o veículo estava totalmente destruído.
E a conclusão que a Universidade tirou é que apesar da diferença Social , a ação destruidora aconteceu , provando que bairros onde não existem organização ela está suscetível a atos de violência , a quebra daquela janela significou que aquele automóvel não estava sendo cuidado , que não era de ninguém e que qualquer um poderia saquear.
Essa teoria das janelas quebradas ela levou o Prefeito de New York a implantar um programa “ Tolerância Zero “ , não a falta de tolerância com o criminoso , mas com pequenos delitos que são cometidos corriqueiramente e que são muitas vezes confundidos com “ Jeitinho Brasileiro “ , como estacionar em local proibido ,