Question Rio 2 B 2013
Professor de Direito Civil
QUESTIONÁRIO AVALIATIVO DO 2º BIMESTRE DA DISCIPLINA DE RESPONSABILIDADE
CIVIL
NOVA VENÉCIA
2013
QUESTIONÁRIO AVALIATIVO DO 2º BIMESTRE DA DISCIPLINA DE RESPONSABILIDADE
CIVIL
PROFESSOR: THIAGO ALVES ASSIS FERNANDES
PESO DO TRABALHO: 4,0 PONTOS
NOME DO ALUNO: MEIREANNE APARECIDA LUZ DE CASTRO
TURMA: 4º DIREITO C
1. Explique quando que uma pessoa agindo em Estado de Necessidade terá que arcar com a reparação pelos danos causados a um terceiro;
O estado de necessidade nada mais é do que uma exceção à imputabilidade, como bem doutrina
Maria Helena Diniz e as circunstancias o tornarem absolutamente necessário e quando não exceder os limites do
Na doutrina o exemplo clássico dessa situação é o do motorista que desvia seu carro de uma criança e atropela um cachorro.
Quando um terceiro for atingido por uma pessoa que estava agindo em Estado de Necessidade, terá amparo legal a exigência de indenização por parte do terceiro, bem como a ação de regresso da pessoa que agiu em Estado de Necessidade em desfavor de quem desencadeou as circunstâncias que causaram essa situação, sempre que o causador do dano não for a mesma pessoa proprietária do bem atingido. Conforme define o art. 930 do Código Civil de 2002, para quem age em estado de necessidade cabe ação regressiva contra o verdadeiro causador do perigo. 2. Considere o seguint
Um banco devolve um cheque sem pagamento porque
constatou vício no endosso que constava no verso do título de crédito. O beneficiário promove ação de reparação de danos e prova que não havia nenhum vício no endosso e jurisprudência majoritárias, será o banco condenado? Qual é a excludente de responsabilidade que o advogado do banco deve utilizar na defesa de seu cliente? Explique definindo-a.
Segundo os doutrinadores Pablo Stolze e Rodolfo Pamplona, o exercício regular servirá de base para que o advogado fundamente a causa de excludente de responsabilidade, conforme consta no art 188:
I -