teoria das filas
ROMÁRIO PACHECO DA GAMA
TEORIA DAS FILAS
BARREIRAS-BA
2013
ROMÁRIO PACHECO DA GAMA
TEORIA DAS FILAS
Trabalho apresentado ao professor Fernando Linhares como parte integrante da avaliação da disciplina de pesquisa operacional da Universidade Federal do Oeste da Bahia.
BARREIRAS-BA
2013
Teoria das filas
A teoria das filas é um método estatístico que permite estimar as demoras que ocorrem quando um serviço tem de ser proporcionado a clientes cuja chegada se dê ao acaso, sendo que nem sempre esses “clientes” são seres humanos, podem ser caminhões chegando a uma parada obrigatória, pedidos que cheguem para ser processados, ou ainda máquinas que esperam para ser reparadas.
O dilema em administrar a capacidade de um sistema de filas é estabelecer quantos atendentes devem estar disponíveis em dado momento, de modo a evitar tempos de fila inaceitavelmente longos ou ociosidade dos atendentes, nesse sentido este método tem como objetivo aperfeiçoar o desempenho de sistemas, reduzindo seus custos operacionais.
Em nosso país, pouco se tem escrito sobre o assunto, em contraste com a extensa literatura estrangeira existente sobre a teoria das filas. A administração de empresas está evoluindo rapidamente para fase de crescente utilização da metodologia quantitativa, os administradores enfrentam o desafio de ter que utilizar métodos especiais, que pressupõem conhecimentos matemáticos extensos e, às vezes, altamente avançados.
Porém à medida que estes avanços ocorrem, outros na área tecnológica surgem para auxiliar o desenvolvimento das organizações, programas como Microsoft Excel e applets (pequenos programas desenvolvidos em Java), são ferramentais fundamentais para resolver problemas do tipo sistemas de filas.
Segundo (KLEINROCK, 1975), um sistema de fila pode ser descrito por um processo de chegada a uma instalação de serviço, que pode consistir de um ou mais servidores, e
um