Verruga vulgar
A verruga vulgar é a apresentação mais comum das varias formas clinicas das verrugas e geralmente não oferece dificuldade terapêutica. As verrugas são tumorações benignas de pele causadas pelo papiloma vírus humano (HPV) que ativa o crescimento anormal de células da epiderme, que são lançadas para a superfície do corpo formando-as. O aspecto, tamanho e forma dessas lesões estão diretamente ligados a um ou vários dos diferentes sorotipos de HPV responsáveis pela infecção, no caso da verruga vulgar são os tipos 1, 2, 4, 26-29.
Em geral, são lesões arredondadas ou irregulares, endurecidas e ásperas e podem guardar alguma semelhança com o aspecto de uma couve-flor. No inicio, elas costumam ser claras, esbranquiçadas, com pontos escuros, mas podem mudar de cor com o passar do tempo. As verrugas vulgares aparecem especialmente nas áreas expostas a maior atrito, como mãos, dedos, cotovelos, joelhos e ao redor das unhas (verrugas periungueais), isoladamente ou em placas. Apesar de a infecção ocorrer em qualquer idade, é prevalente na infância e na adolescência.
As verrugas quando aparecem em crianças geralmente são solitárias e curam-se sem necessidade de medicação, entretanto, por causa do risco de disseminação do vírus para outras pessoas e surgimento de novas lesões no próprio indivíduo pela autocontaminação, recomenda-se tratar as lesões. Já nos adultos, elas não costumam desaparecer sem tratamento.
Os mais utilizados são a quimiocirurgia derrnatol6gica a criocirurgia com nitrogênio liquido e a eletrocirurgia o interferon alfa e beta, a bleomicina intralesional e o laser de CO2. A cirurgia excisional deve ser contraindicada pois pode propagar o vírus no sentido da incisão. Em qualquer método utilizado pode-se experimentar insucesso e recidivas.
A escolha do método deve considerar sua localização e os tratamentos prévios. Antes de iniciar o tratamento é preciso ter em mente que a verruga é uma lesão benigna de cura autolimitada e com remissão