Tipos de verrugas
O que é verruga?
Verrugas são crescimentos benignos (não cancerosos) causados pela infecção viral da camada mais superficial da pele ou membranas mucosas. Os vírus causadores das verrugas pertencem à família chamada papiloma vírus humano (HPV). O aspecto da verruga irá variar de acordo com o local acometido. As verrugas são, usualmente, da cor da pele e ásperas ao toque mas podem, também, ser escuras, planas e macias.
Quadro clínico
Os vírus causadores das verrugas são denominados, genericamente, por HPV (papilomavírus humano, ou, como no inglês, human papiloma virus). Eles podem infectar tanto a pele como as mucosas.
Verruga vulgar: São pápulas hiperqueratósicas e, na superfície, observam-se pontos escuros enegrecidos que correspondem a capilares trombosados. São encontradas em qualquer parte do corpo, mas com maior freqüência, no dorso das mãos e dedos. Verruga filiforme: São geralmente pápulas únicas, corneficadas e espiculadas que surgem perpendicularmente à superfície cutânea. Localizam-se, de preferência, na face, pescoço e comissuras da boca. Verruga plantar: ocorrem principalmente na sola dos pés. Quando as verrugas plantares crescem agrupando-se elas são chamadas de verrugas em mosaico. A maioria das verrugas plantares não forma saliência na sola dos pés como as verrugas vulgares, pois a pressão exercida ao caminhar as tornam achatadas empurrando-as para dentro da pele. Essas verrugas, geralmente, apresentam pontos enegrecidos que representam vasos sanguíneos responsáveis por sua nutrição. As verrugas plantares têm uma "má reputação" pois podem causar dor muito intensa semelhante à sensação de pedras no sapato. Verruga plana: São múltiplas pápulas planas de 1-5mm de diâmetro, discretamnte hiperqueratósicas e pouco salientes. Acometem principalmente crianças e adolescentes. Localizam-se, de preferência, na face, dorso das mão e antebraços. são menores e mais macias que os demais tipos de verrugas. Elas tendem a crescer em