Doenças de pele
A hanseníase é uma doença crônica, também conhecida como lepra. Se uma área da pele apresenta queda dos pêlos, manchas brancas ou avermelhadas está ressecada e com sensação de formigamento e dormência, isso pode ser hanseníase. Em alguns casos, também pode haver diminuição da força muscular.
1.2 QUAIS AS CAUSAS
A doença pode causar dano à pele e os nervos, e as manchas podem estar localizadas em qualquer parte do corpo. Normalmente, os locais mais comuns são as extremidades (braços, mãos, coxas, pernas e pés) e o rosto.
Assim que uma mancha com essas características for notada, você deve procurar um dermatologista. Isso porque a hanseníase TEM cura, mas quando não há tratamento a doença pode causar deformidades, principalmente, nas mãos e pés.
A hanseníase pode ser transmitida pelo contato com uma pessoa sem tratamento, através das vias respiratórias. Entretanto, a maioria das pessoas não adoece quanto tem contato com a bactéria porque têm uma resistência natural para combater a doença.
Uma pessoa infectada pode ficar de 2 a 5 anos sem apresentar nenhum sintoma da doença...
1.3 TRATAMENTO
O tratamento da hanseníase é fornecido gratuitamente pelo Governo a todos os doentes. O tratamento é chamado de Poli quimioterapia (PQT), porque é composto por dois ou três medicamentos. O tratamento pode durar de 6 a 24 meses, dependendo de cada caso.
2. O QUE É PSORÍASE
A Psoríase é uma estressante doença crônica de pele, caracterizada por manchas espessas de coloração vermelha e áreas escamosas chamadas placas.
A cada 28 ou 30 dias, a pele se renova com a formação, na sua camada inferior, de novas células, que ao amadurecer, sobem para a camada superior da pele ao longo de um período de 30 dias. Com a Psoríase, o processo de renovação se acelera e as células com padrão psoriasiforme podem se desenvolver e atingir a superfície da pele em apenas três a cinco dias. Enquanto as células normais se soltam despercebidas, as células epiteliais