Teoria das Filas
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
TRABALHO DE PESQUISA OPERACIONAL II
ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE DE CHEGADA
DE CLIENTES EM UM RESTAURANTE SELF - SERVICE
TRABALHO APRESENTADO À: EDWIN MITACC
POR: VALDILENE ANITA
04 DE SETEMBRO DE 2014, RIO DAS OSTRAS – RJ
1 - INTRODUÇÃO
As pessoas, em geral, já passaram ou iram passar pela espera em uma fila para ser atendido. Esperamos para sermos atendidos no supermercado, bancos e em muitas outras situações, além disso, não precisa ser necessariamente pessoas à espera de atendimento em uma fila, podemos incluir nesta lista peças aguardando concertos, pedidos de compra para serem atendidos dentre muitos outros exemplos. Para entender melhor este fenômeno um estudo sobre a teoria das filas se fez necessário.
Os sistemas de filas descrevem, de forma geral, por um processo de chegada de clientes (ou produtos) a um sistema de atendimento (beneficiamento, produção) para receber um ou mais serviços, executados por certa quantidade de servidores.
O objetivo deste trabalho é aplicar o sistema da teoria das filas em um sistema de chegada de clientes em um restaurante self-service.
2 - DESCRIÇÃO DO SISTEMA
O restaurante que será feita a análise de distribuição está localizada no Centro de
Cabo Frio – RJ, que possui maior fluxo de pessoas durante o horário de almoço, 12:00 às
13:00, devido as empresas nesta região, além de atender o público em geral que se encontra no centro da cidade.
O restaurante trabalha com apenas o sistema de self-service, a disposição dos alimentos faz com que seja possível a formação de uma fila única, respeitando o sistema
First In – First Out, e possui apenas 1 balança disponível para a pesagem do prato no final da fila, sendo esta a única função deste servidor, além disso, a demanda será medida em quantidade de chegada de clientes a cada minuto.
3 – ANÁLISE ANALÍTICA DO SISTEMA
Antes de iniciarmos a análise