Teoria das filas - PO
Para melhor entendimento serão apresentadas a seguir, três definições de diferentes autores.
Segundo Moreira (pag. 297, 2010) ”a teoria das filas é um corpo de conhecimentos matemáticos, aplicado ao fenômeno das filas.”
Segundo Ritzman,Krajezwski ( pag. 162 ano) ”é um ou mais “clientes” esperando por atendimento. Os clientes podem ser pessoas ou objetos inanimados, como máquinas que precisam de manutenção, pedidos de venda esperando pelo despacho ou itens de estoque aguardando ser utilizados.”
Segundo OSWALDO FADIGAS TORRES ( nome do artigo - ELEMENTOS DA TEORIA DAS FILAS) “A teoria das filas de espera é um método estatístico que permite estimar as demoras que ocorrem quando um serviço tem de ser proporcionado a clientes cuja chegada se dê ao acaso, como, por exemplo, fregueses que esperem para ser atendidos numa loja e automóveis que se congestionem num posto de pedágio.”
Diante do exposto podemos constatar nestas definições que a teoria das filas é um método matemático que busca auxiliar na otimização dos serviços de atendimento que podem ocasionar filas. Segundo Moreira “a fila não se forma tão somente por um problema de capacidade de atendimento, mas também devido à variabilidade tanto no intervalo entre chegadas de clientes como no tempo de atendimento desses clientes.”
Características básicas de uma fila
Uma fila de espera forma-se por causa de um desiquilíbrio temporário entre a demanda para o atendimento e a capacidade de o sistema prover o serviço. Ou seja, ocorre quando por alguma razão há deficiência na agilidade do atendimento ou quando há uma gama inesperada, em algum horário de pico,