matematica financeira
1. O QUE É PESQUISA OPERACIONAL?
Podemos conceituar Pesquisa Operacional como sendo um tópico da Ciência da Administração que procura prover o administrador (seja ele engenheiro, economista, médico, etc) com técnicas científicas para auxiliar no seu processo de decisão. Pesquisa Operacional não é um conjunto coeso de assuntos mas sim uma coletânea heterogênea e independentes de temas. Todos tem como base comum a estatística, a matemática e a economia e, nos dias atuais, a computação.
2. ASPECTOS HISTÓRICOS
Os diversos temas da pesquisa operacional foram sendo trazidos ao Brasil logo que surgiram a partir da década de cinquenta. Foram principalmente professores vindo dos EUA após cursos de pós-graduação que assim procederam.
3. OS PIONEIROS
Dentre os pioneiros da pesquisa operacional no Brasil podemos citar: Rui Leme (FE- USP) Oswaldo Fadigas (ITA), Antonio Delfim Neto (FE-USP), Mario Henrique Simonsen (IMPA), Alberto von Ellenrieder (ITA), Jean Paul Jacob e Willian Penido (EEUFMG).
Os primeiros cursos que abordaram o assunto no Brasil foram:
Engenharia de Produção da EP-USP em 1957
Engenharia de Produção do ITA em 1959.
Na UFMG, conforme já citado, a PO foi iniciada em 1968.
4. PO NAS EMPRESAS
A primeira empresa a ter um grupo dedicado de PO foi a Petrobrás que o criou em 1965 e que, desde então, tem tido uma importante atuação. Nas décadas de 60 e 70 inúmeras empresas criaram grupos de PO tais como Furnas, Usiminas, Telerj, etc. Naquela época era comum a existência de grupos autônomos prestando serviço a toda empresa. Atualmente, quando estes assuntos já são de domínio de praticamente toda grande empresa, é raro a existência destes grupos e os profissionais estão dispersos nos diversos departamentos.
Digno de nota também foi a atuação de empresas de computação na divulgação de técnicas de PO, particularmente a IBM.
Em Minas Gerais alguns grupos de PO tiveram forte destaque e dentre