PESQUISA OPERACIONAL
No campo da PO o objetivo é como nos podemos evitar desperdício? Como utilizar melhor os produtos que temos disponível? Na área da produção o primeiro passo: evitar os desperdícios. Porque justamente o desperdício é que nos tornam menos competitivos no mercado globalizado.
Na disciplina da Pesquisa Operacional a preocupação é justamente trabalhar a modelagem dos problemas do dia-a-dia de uma organização. No sentido de equacionar o que percebemos no mercado, identificar a demanda do mercado. E usar essa informação com parâmetros, para trabalhar a capacidade instalada das organizações. E estabelecer as condições que restringem nos processos de produção, como a capacidade produtiva, a limitação orçamentária, a limitação de recursos humanos ou de horas de trabalho. Para estabelecer a melhor maneira de trabalho.
PO busca a ideia de otimização, tanto no sentido de maximizar lucros, ou minimizar despesas. Para formar as organizações mais competitivas, formar gestores aptos a pensar de forma integrada, observando a produção, a logística, a área financeira, a área mercadológica, e a área de gestão de pessoas.
Teoria das filas
Setor de Pesquisa Operacional que utiliza conceitos básicos estocásticos (ou seja, desenvolver-se no tempo e no espaço conforme as leis da probabilidade) e de matemática aplicada para analisar o fenômeno de formação de filas e suas características. Uma fila ocorre sempre quando a procura por um serviço é maior que a capacidade deste de prove-lo. Essa situação existe desde o inicio da civilização.
A razão