O Mito da Caverna de Platão
Em meio às eleições seria impossível não associar “O Mito da Caverna” de Platão ao momento de vivemos. Após 12 anos de governo de um só partido no Brasil, fica nítido o medo de mudança que uma parte (maioria) da população tem. Doze anos é tempo suficiente para “esquecermos” ou vivemos como se não houvesse outro tipo de opção de governo (pelo menos para os menos informados, por opção ou não).
Por serem maioria fomos condenamos a mais quatro anos. Totalizando 16 anos sem mudança de poder. Vemos tudo de um só jeito, temos as mesmas soluções que não funcionam pros mesmos problemas que nunca são resolvidos. As pessoas não conseguem enxergar a possibilidade de um mundo melhor, preferem se “aprisionar” a uma zona de conforto que não é a melhor forma de se viver. Oprimem os que pensam de forma distinta e se recusam a aceitar que existe uma forma de governo melhor do que a que temos.
De fato quem esta dentro da caverna não sabe o que existe fora, não sabe se é bom ou ruim e da mesma forma acontece com a população não sabemos se outro partido no poder irá mudar ou não, se irá melhorar nossa vida ou se só passa de um delírio de nossas cabeças, por fim eles se acomodam na situação e matam quem saiu da caverna e queriam lhes mostrar um mundo novo e melhor.
A política é algo muito delicado de falar, existem opiniões e contradições. Mas contra fatos não há argumentos, o governo atual rouba e manipula a população, e eles sentem felizes e satisfeitos com isso, e vão contra qualquer opinião que seja contrária a sua.
Até quando eles vão querer ficar na caverna? Até que ponto vamos por nossas opiniões? Vale a pena eliminar, sem nem se quer analisar e olhar fora da caverna pra ver um novo mundo?