Teoria das Elites
Acabamos de estudar a força de atração gravitacional. É por causa dela que o sistema solar mantém a sua organização há alguns bilhões de anos. No centro encontramos o Sol com 8 planetas realizando órbitas ao seu redor.
Diante de tanta beleza, podemos nos perguntar se o Sol sempre esteve no céu? Ou ainda continuará a brilhar para sempre? Você leu algo sobre a origem do Universo ou evento que ficou conhecido como Big Bang? De acordo com essa teoria, toda matéria que existe hoje, prótons, elétrons e nêutrons, foi formada durante o primeiro segundo de vida do universo. http://fisicasemeducacao.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html. Somos formados de poeira cósmica condensada.
Da ligação entre prótons e nêutrons formaram-se os núcleos dos átomos de hidrogênio e hélio, nos três primeiros minutos após o início da expansão. A formação dos átomos propriamente dita pela ligação do elétron ao núcleo atômico ocorreu por volta dos 300mil anos de idade do universo. À medida que o universo foi esfriando, formaram-se imensas nuvens de gás composta, basicamente, de hidrogênio, o elemento mais simples. Estima-se que esse estágio, a formação de estrelas e galáxias ocorreu após 1 bilhão de anos. A formação de estrelas se deu a partir das nuvens moleculares de hidrogênio. Como essa nuvem é mais densa, em alguns pontos, é mais rarefeita em outros, pela força gravitacional, partes das nuvens começaram a se contrair formando então as estrelas. À medida que essa nuvem se contrai para formar uma estrela, a temperatura em seu centro aumenta drasticamente, sobretudo por causa do atrito entre átomos e moléculas.
A gravidade faz essa matéria se contrair ainda mais, até o ponto em que a temperatura atinge milhões de graus Celsius, o que permite o início da fusão nuclear. Nesse processo prótons colidem e formam núcleos mais complexos. Inicialmente o processo de fusão nuclear